domingo, 22 de fevereiro de 2015

Criança desaparecida

Desapareceu aos dez anos de idade em 24/07/2009 em Hirugano Kogen/Gifu.

Gelatina sem sabor


Como todos os outros produtos, a embalagem de 100g de gelatina custa o mesmo que uma menor, que já vem dividida em pacotinhos de 5g.
O modo de usar é o mesmo das marcas brasileiras:
5g de gelatina para 200cc ou seja, 200ml de líquido: leite, água, suco... E 30g de açúcar?! (parece muito pouco, né?)
Para reidratar você pode:
- misturar ao líquido e deixar descansar uns 10 minutos 
- aquecer em fogo baixo ou microondas 
- dissolver na água quente( use apenas uma parte, ou a metade, e misture ao restante bem gelado, endurece mais rápido)
Para uma gelatina menos dura, usar de 250 a 300ml de líquido.


料理 ryōri culinária 
用 yō  uso
ゼラチン zeratin gelatina




terça-feira, 17 de fevereiro de 2015

Tchahan...

Há uma boa variedade desses produtos para arroz frito/チャーハン(tchaarran), em diversos sabores como: alho/ガーリック(gaarikku), camarão/ えび(ebi), etc. Custam aproximadamente cem ienes, são práticos e fáceis de usar: porção para 1 pessoa; numa frigideira aqueça 1  colher de óleo, despeje 1 ovo batido, mexa e acrescente 250g de arroz cozido,   frite por 1 minuto, salpique 1 pacotinho do tempero pronto, mexa por mais 1 minuto e meio e  sirva-se! 
Além disso, esses temperos são ótimos para temperar carnes e frango para assar, farofa...
 Outra opção é fritar bacon, cebola, acrescentar o ovo batido, arroz, cebolinha...  No Brasil fazemos arroz temperado para aproveitar sobras de arroz, no Japão; tchahan!...

3袋入: contém 3 envelopes/ saquinhos 
中火: fogo médio 

domingo, 15 de fevereiro de 2015

Direitos do consumidor


Atualmente, os noticiários estão repletos de casos sobre a falta de higiene ou cuidados na fabricação e embalagem de produtos alimentícios. Consumidores reclamando, fabricantes se curvando e pedindo perdão...
Hoje  aconteceu aqui, em Toyama, na cidade de Imizu. Meu marido foi à uma farmácia, fez as compras, pegou um último pacotinho de pão, pagou, entrou no carro, começou a comer e notou um recheio estranho. Voltou ao caixa, mostrou, o gerente foi chamado, pediu desculpas, devolveu o dinheiro, anotou seus dados e recolheu o produto para análise. 
Algumas horas depois, por telefone, um supervisor da loja pediu autorização e veio à nossa casa, se desculpou, se curvou várias vezes pedindo perdão, como manda a etiqueta japonesa, disse que seu superior iria adverter o fabricante para que isso não ocorresse novamente, pediu que continuássemos a comprar em sua loja e nos presenteou com uma caixa de biscoitos.
Independente de sermos estrangeiros, nossos direitos foram respeitados, e essa satisfação  é algo que não tem preço!

Mas lembre-se, para reclamar é preciso ter o cupom fiscal!

sábado, 14 de fevereiro de 2015

Cozinhando e economizando...

É impossível sobreviver ao inverno japonês sem um ou uma coleção de aquecedores, elétricos, a gás ou querosene, alguns modelos podem ser aproveitados para aquecer água, chá, assar batatas, bolos, carnes...   
Mas atenção, a panela precisa ser grossa!

Esfihas...

Esta é uma das maneiras de fazer esfihas... Uma massa, simples, de pão caseiro, carne temperada ao seu gosto...  Pincele com ovo batido, salpique orégano ou gergelim, asse e bom apetite!

domingo, 8 de fevereiro de 2015

Amido de milho



MaiZena é marca registrada; maiSena é o nome original do amido de milho, maiz é milho numa língua indígena, em espanhol também. 
Aqui temos vários similares, nas seções de produtos para bolos tem uns pacotinhos brancos, minúsculos, que custam o mesmo valor do pacote de 500g vendido no Marushin: 

No Gyoomo também tem esse pacotinho, colorido...
Em japonês:
コーンスターチ
Coon sutaatchi (corn starch)
Milho/ amido

Podemos usar maisena para várias coisas, engomar tecidos, fazer mingaus, cremes, pudins, bolos, biscoitos, engrossar sopas e molhos, fazer biscuit... 

Para quem não sabe, no Brasil ainda temos o costume de engomar e passar algumas peças como: camisas, artigos  de crochê... Engomar é fazer um creme bem ralinho de água e maisena, depois de frio; mergulhar a peça, torcer, deixar quase secar e passar ainda úmida.
Até pouco tempo atrás, as meninas tinham que saber muitas coisas, lavar, passar, engomar... Ainda bem que os tempos mudaram!...

sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015

Fermentos para bolos, biscoitos...


Fermento em pó para bolos, no Brasil é... Pó Royal! Aqui também é possível comprar mas, esses aqui saem mais barato e fazem o mesmo efeito! Essas latas grandes eu compro no Gyoomu (業務スーパー) ou no Marushin (マルシン), o preço é quase o mesmo.

Latinhas menores e caixinhas com fermento, 40 ou 50g, com 8 ou 10 sachês são encontradas em qualquer supermercado, mas só compensa pra quem usa pouco!


Olhe bem, 50g x 10 nos faz pensar que são 10 sachês de 50g mas são 10 sachês de 5g! 

Em japonês esses fermentos são:

ベーキングパウダー
Bēkingu paudaa

quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015

Fermentos para pães, pizzas...

Estes são alguns tipos de fermentos vendidos no Japão, embalagens  menores são encontradas nos supermercados mas se fizermos as contas, compensa comprar a embalagem maior vendida nos mercados de produtos para restaurantes.

                 
Observe as embalagens;
ホームベーカリーにも使えます;
(hoomu beekarii ni mo tsukaemasu);
" também " pode ser usado na máquina de fazer pão.

   

.
ホームベーカリー用;
(hoomu beekarii yoo);
para usar na máquina  de fazer pão caseiro.





Segundo o fabricante dessa marca francesa:
Saf instant rótulo vermelho é indicado para a fabricação de todos os tipos de pães e massas panificáveis, é usado para todas as finalidades, mas especialmente  para massas com pouco açúcar.


Ou seja, para pães doces é melhor usar  o fermento biológico seco instantâneo Saf instant rótulo dourado que também pode ser utilizado na fabricação de todos os tipos de pães e massas panificáveis. 


Portanto, se você pretende fazer massas doces e salgadas: é melhor comprar esse. (Preço: quase mil ienes na rede Marushin. Depois de aberto,  eu coloco num pote, tampo bem e guardo na geladeira.)










Modo de usar:
Adicionar diretamente à farinha ou no início da mistura. Evitar o contato direto com a água fria e o gelo.
Dosagem:
Uso recomendado entre 0,6 a 2% sobre o peso da farinha ou de acordo com a receita.




Mas...

Eu prefiro aquele método antigo de misturar o fermento com o líquido morno da receita, água ou leite, um pouquinho de farinha e açúcar e deixar crescer. Faço a massa, de acordo com a receita, deixo crescer, modelo os pães, deixo crescer  novamente e asso em forno pré-aquecido, 180 graus.

Algumas receitas com fermento seco indicam: 10 gramas de fermento para cada quilo de farinha ou 20, no caso de massa doce.

Em japonês, esses fermentos são chamados de:
ドライ イスート
Dorai isuuto (issuuto)